REFLEXÃO | O GOSPEL NA GLOBO

O que Latino, Mister Catra, Michel Teló... tem em comum?

Latino, Michel Teló e Mister Catra
Todos eles comprovam que no Brasil, para se cair "nas graças da mídia" não é necessário produzir algo de qualidade...Basta apenas ser um gerador de polêmicas que despertem ao mesmo tempo o olhar delirante e repulsivo da "massa popular de manobra".

Assim funciona a cultura pop musical brasileira, e grande parte da responsabilidade disso é da  emissora do finado Roberto Marinho, que por quase meio século vem manejando de maneira controversa a história do Brasil. (para mais informações assista ao documentário "Muito além do cidadão Kane" - 1993).

Até pouco tempo atrás, divulgar a música do povo de Deus não era lucrativo. Não porque não fosse rentável, e sim pela dificuldade de se manipular uma comunidade que estuda e entende as Escrituras. Porém agora, com a ascensão do "evangelho das ofertas" e o grande crescimento da apostasia, o gospel se tornou a "bola da vez".

É “Festival Promessas” pra lá, “Esquenta/Caldeirão” pra cá... (ihh... essa junção soou esquisito. Até me lembrei da Baratuxa! rsrsrs... Se não entendeu vai pro Google kkk) Isso quando não chamam o “crente” pra um programa, o colocam num palco junto com a mulata e o amuleto e de repente ele se vê num tremendo “Se vira nos 30”! 

Ter gente do Gospel na TV não é lá uma novidade... A polêmica debatida por pessoas de boa e má fé é a seguinte: A Globo é uma ferramenta confiável para a propagação do evangelho ou não? 

Bem, a nossa opinião sobre este assunto já foi esclarecida neste Blog (veja – Um Festival de promessas), mas preciso desabafar... É muito deprimente ver “alguns evangélicos” levantando a voz pra declarar que “Deus cansou de esperar por pregadores covardes e precisou da Globo” e que essa emissora “é mais um exemplo de que qualquer um pode se regenerar...” Há ainda os mais ingênuos e facciosos comemorando com frases do tipo: “viva ao povo evangélico, parabéns Rede Globo”; “Chora Macedo!”; “a Globo se converteu...”; “a Globo está começando a louvar e obedecer a Deus...”; “a maior TV do Brasil teve que se curvar...” (textos extraídos de comentários postados no YouTube).

Raquel, o bebê, Lia, os filhos, servos e Jacó abrançando o irmão Esaú
É triste, mas temos que admitir que alguns dos  “evangélicos” estão se comportando como Lia, a esposa de Jacó que foi rejeitada durante todo o casamento, mas ainda assim “se achava toda” só porque rendia mais lucros através da maior quantidade de filhos que gerava.

Assim como não havia amor na relação de Jacó, que amava Raquel e não Lia (eita cacofonia famosa kkkk), penso estar mais do que evidente que não há amor entre a Globo e o Gospel.   

Usar emissoras de TV para divulgar o evangelho é extremamente válido. Não há mal nenhum ir à mídia para proclamar as verdades do Reino de Deus... O problema é:

Que tipo de pensamento os produtores ou editores querem gerar nas pessoas quando decidem sobre o conteúdo que irá ao ar?

PREGADOR LUO NO CALDEIRÃO DO HUCK - VEJA O VÍDEO
No último sábado do 2011, o “Caldeirão do Huck” convidou o Pregador Luo para se apresentar. Ele chegou lá e cantou “Árvores de Bons Frutos” (que fala sobre os resultados de se ter uma vida cuidada e podada pelas mãos de Deus) e depois “Som pro verão” (que fala sobre... verão!). Obviamente que a edição do programa cortou a música que tinha mais conteúdo e colocou no ar somente o “hit do verão”, pois esse é o trabalho deles: fornecer “entretenimento”.

PROGRAMA "ESQUENTA" 01/01/2012 - VEJA O VÍDEO
Depois lá foi o Jotta A cantar “Oh Happy Day” na festa de ano novo do programa “Esquenta”. Só não sabemos se a produção avisou ao menino que a festa seria “ecumênica”, com “mães de santo” “lavando” o palco do programa para atrair “boas vibrações”, uma “baiana” budista junto com escola de samba, um rabino junto com o Mr. Catra, um padre provando que como cantor, os padres são bons... cidadãos, uma pastora pentecostal com anel de noivado e marido cervejeiro? (que, segundo ela “foi Deus quem deu”) e espanto... Muito espanto com a nova Globo Gospel.

ANA PAULA VALADÃO NO CALDEIRÃO - VEJA O VÍDEO
Pra completar o furdunço, ao apresentar Ana Paula Valadão em seu programa, Luciano Huck declarou: "fazia tempo que eu estava ensaiando para ter essas grandes atrações do Gospel aqui (...) o Caldeirão é uma mistura de religiões e ideais...na minha casa é assim: eu sou judeu, minha mulher é católica, minha sogra evangélica...é uma mistureba já em casa." - completa o apresentador, que terminou o mesmo programa com uma oferenda para Iemanjá.(vídeo postado no YouTube)

Já pensaram o quanto isso dificultará o ensino do verdadeiro EVANGELHO DO REINO que Jesus pregou?

http://www.telehistoria.com.br/2010/img/noticias/america_creusa_julianapaes.jpg
Modelo de "evangélico" da novela Global 
Através de programas como estes, a mente dos desconhecedores ou pouco instruídos no Reino de Deus está sendo condicionada a pensar que o "bom evangélico" deve ser uma pessoa "da paz" que professa a sua fé pessoal, tem os seus usos e costumes, e não interfere na fé de  ninguém . Desta maneira o ideal popular que se cria de “bom evangélico” é o daquele tipo de pessoa que interage positivamente ou se mantém neutro quando tiver rolando “umas treta”, só pra não criar conflito com ninguém.

Dificilmente uma pessoa programada a pensar assim entenderá o que Jesus falou em Mateus 10:34-38:

“ Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; os inimigos do homem serão os da sua própria família’. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. “

E também não entenderá 2 Coríntios 6:14:

“Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas?”

http://extra.globo.com/incoming/3529172-f2a-a4f/w640h360-PROP/elas.jpg
Regina Casé e a Pastora “Ana Lucia Vem Comigo Dando Glória” 
No entanto, quero deixar bem claro que NÃO venho aqui para criticar os nossos irmãos em Cristo que estão indo até estes programas. Se o Pregador Luo ou o Jotta A, e até mesmo a pastora “Ana Lucia Vem Comigo Dando Glória” usaram músicas estratégicas na intenção de interagir com os de outra fé, para que o público possa se interessar pelo trabalho deles e se sinta motivado a ir num culto ou evento gospel sério ouvir sobre Jesus, ponto pra eles! Se a intenção foi outra, ou se o tiro saiu pela culatra... Não vou sentar na cadeira de juiz.

Agora, de uma coisa bem sabemos: Evangelho não é entretenimento, mas é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Rm.1:16)

Existe uma multidão que leva este assunto “muito a sério” aqui no Brasil, e muitas dessas pessoas são pouco esclarecidas sobre o Reino de Deus. O problema consiste nos pouco elucidados que levantam a bandeira da "defesa da fé"  e escrevem um monte de bobagens nos comentários dos vídeos que são postados no YouTube e em outros sites.

É crente reclamando da Ana Paula Valadão cultuando a Deus no meio das meninas seminuas do Caldeirão; discutindo sobre a letra da música que o cara cantou, ou a roupa que ele usou... Fora o número interminável de julgamentos que diariamente são postados, dizendo que fulano não é crente e que vai queimar no inferno!

Meu Deus onde isso vai parar!!!!  Esses crentes se esquecem que os espaços para comentários são públicos e vistos por milhões de pessoas do mundo inteiro!!!

Deus é o Juiz que julgará quem está ou não fazendo as coisas do modo errado. Enquanto acharmos que para “defender a fé” precisamos criticar, discutir, ofender e julgar o próximo estaremos na verdade é escandalizando o descrente ou o novo convertido que entrou ali “de boa” apenas para assistir um vídeo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivgwtMHVc4KFTPBU6xl4tP3c-j2br2gS5d1XEh5deSQzQ5yCu1SV-Fx9nS5QDJ73fvlLgt3MK0mLWYxEGDdT1YmWE5J9CnhbawayD7NX-T5H4vYna-CiEA32TTQn9qJdhjtZ6EF71YF5-X/s320/chutando+a+santa.jpg
Ségio Helder chutando a imagem na TV
E vocês acham que a emissora fica chateada com essa polêmica ou está preocupada em preservar a imagem do “artista” cristão? Isso não é problema deles...Ver o circo pegar fogo sempre deu muito mais ibope!

Imagino que a essa hora, muitos críticos e “analistas do movimento Gospel” estarão com as suas TVs ligadas para ver como o próximo “evangélico” se comportará no programa da Globo, da Band, da Record e de “qualquer outra emissora....E é exatamente isso que eles desejam:

“Falando bem ou mal, que falem de mim (...) e me dêem muita audiência!”

http://malucoporjesus.files.wordpress.com/2010/03/perseveranca.jpgInfelizmente, não há mais volta para isso! A contaminação está bem avançada e isso é uma marca de que estamos no “fim dos tempos” onde só quem perseverar na verdade é que será salvo. (Mt.24:13)

A única maneira de diminuirmos o prejuízo é pregarmos o evangelho puro e simples de Jesus, procurando ensinar com mais diligencia aos novos convertidos, usando “as armas espirituais, que são poderosas em Deus para destruir e desfazer argumentos e toda pretensão que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” (2 Co.10:4-5)


Shalon aos nossos irmãos de fé e prática!

Glauber Morada
Líder do Ministério Tribo Coral


_____________________________________________________________



 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Dcreators