Músicas
clássicas aparecem em muitos filmes, sendo muitas vezes “popularizadas” pela
cultura de massa. Ao escutar, elas grudam na sua cabeça, mas certamente você tem
ideias totalmente equivocadas a respeito de seus significados.
1. "Lá vem a noiva" (Bridal Chorus - “Marcha Nupcial”) – R.
Wagner
Já foi tocada de todas as
maneiras, desde órgãos a orquestras completas conforme a noiva caminha até o
altar. Quando você ouve tal melodia, já sabe que a noiva está para aparecer,
provavelmente toda vestida de branco.
O
contexto original: Tentativa de estupro seguido de um assassinato!!! A música vem da ópera “Lohengrin”, na qual o “Bridal Chorus” é na
verdade cantado para a heroína Elsa e seu novo marido, Lohengrin, por suas
damas de honra após o casamento, não antes! As pessoas trocam as coisas, fazer
o quê. Ah, e depois dessa canção, Lohengrin tenta possuir Elsa, que foge, ao vê-lo matar um homem. Clique no vídeo e veja a cena da música avançando para 2h 39 min. Acompanhe o desfecho trágico.
Peraí: Lohengrin não é uma ópera
alegre, como você provavelmente adivinhou. O casamento dura duas canções, e depois segue-se uma série de tragédias, que culminam em suicídios e na morte de todos os protagonistas. Assim, a música de órgão que se ouve em todos os casamentos hoje em
dia é menos festiva e mais sinistra.
Assim como a “Marcha Nupcial”, as associações com “Hallelujah Chorus” são uma espécie de lenda da cultura pop. Essa música épica e alegre, que soa como um grito de pessoas felizes cantando “Aleluia”, é muito usada em filmes religiosos, ou tocada em qualquer filme quando algo bom acontece. Você mesmo já deve ter cantarolado essa canção para si depois de alguma vitória.
O
contexto original: Extermínio da Babilônia!! O “Hallelujah Chorus”, especificamente, é a trilha sonora para a
segunda vinda de Cristo. É a queda da Babilônia de Apocalipse 18, onde Ele comanda um
total extermínio em cima de uma nuvem negra monstruosa enquanto tudo abaixo se
colapsa.
Hallelujah Chorus - Handel |
Procurando uma música apavorante? Desesperado para encontrar uma música que ilustrará super bem sua matéria sobre o fim do mundo? “O Fortuna” é o que você está procurando. Incontáveis filmes, comerciais e qualquer coisa com drama já usaram essa clássica canção.
O
contexto original: Celebração do equilíbrio da vida!! Enquanto
a música foi escrita no século 20, todas as letras de Carmina Burana são
retiradas de mais de 200 poemas medievais que são sobre: amor não
correspondido, jogos, assim como o governo e o homem.
O Fortuna” – Carl Orff |
Esta é uma música gloriosa que toca o tempo todo nos EUA (toca todo 4 de julho, feriado da independência), e aparece em filmes sempre que algo importante, ou excitante, ou explosivo, está acontecendo. Foi escrita por um russo, mas parece ser sobre a América. Talvez seja sobre a guerra de 1812 contra os ingleses, ou alguma outra batalha americana. É arrogante, triunfante, agressiva, e todo norte-americano pensa que ela diz “nós somos bons”.
O
contexto original: batalha entre a Rússia e a
França!!
Tchaikovsky- The Year |
Qualquer um que já tenha se graduado em algo, ou comparecido a qualquer formatura militar, deve ter ouvido essa música. Também é comum em filmes e até em casamentos (vide vídeo).
O
contexto original: morte de
jovens na guerra!!
Pompa e Circunstância” – Sir Edward Elgar |
Esta é provavelmente a música dramática mais famosa do mundo. Foi utilizada no filme “Apocalypse Now” como música de fundo para um ataque de helicóptero. Já tocou em inúmeros outros lugares, principalmente em desenhos animados, e geralmente retrata pessoas indo para uma batalha.
O
contexto original: Tocada
em uma ópera sobre mulheres com lanças (exato!), você deve imaginar que “A
cavalgada das Valquírias” (como a passagem musical é conhecida em português) é
ouvida enquanto as bravas jovens batalham. Não!!! Está mais para tocada quando as
luzes estão apagadas, a cortina está fechada e nada está acontecendo. Sim, a
canção é tocada como abertura da obra.
Peraí: Uma das músicas mais legais
tocadas em brigas e batalhas foi na verdade feita para ser ouvida enquanto o
público está sentado educadamente olhando para uma cortina. Foi uma tentativa
do compositor de empolgar a audiência, mas não para uma batalha, para um show.
Quando a cortina sobe e as mulheres finalmente aparecem, o resto da música é
usado como som de fundo enquanto as Valquírias se cumprimentam antes de um dia
de trabalho. Sem brigas, sem fúria.
Adaptado de:
Pátio Gospel Noticias
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