De forma subliminar, a maioria de nós, cristãos, acaba se deixando guiar pelo prisma do etnocentrismo, passando a considerar que a cultura cristã está acima das outras.
Quando Jesus ensinou a orarmos pra que "venha a nós o Seu reino", ele se referia à cultura dos Céus na Terra, e não à cultura judaica, evangélica, católica, ortodoxa... que muitas vezes toma rumo muito diferente da cultura celestial.
Culturas urbanas, rurais, orientais, ocidentais, jecas, nerds, folclóricas, contemporâneas, pentecostais,tradicionais,
É possível implantar o Reino de Deus vivendo em qualquer cultura, desde que consigamos nos enxergar como servos humildes, menores, e que estão sempre em um débito enorme de amor para com o próximo.
Quando nós cristão entendermos isso, vamos nos preocupar mais com nossas traves do que com os ciscos alheios. Daí nosso evangelismo não será levar a religião cristã àqueles que não compartilham dessa cultura, mas será levar amor (solidariedade, ajuda, atenção...) ao necessitado; será "chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram".
Glauber Morada
Líder do Ministério Tribo Coral
Que linguagem dinâmica e fácil de compreensão. Parabéns, Glauber. Realmente precisamos refletir sobre o verdadeiro evangelho que é amar e não julgar, servir e não ser servido.
ResponderExcluir