DICA | EQUIPAMENTOS PARA VOCALISTAS

Já reparou que, normalmente, em grupos musicais com muitos componentes como o nosso, é comum que os instrumentistas invistam em equipamentos e instrumentos caros para ter o máximo de qualidade sonora possível, mas em se tratando de vocalistas, a coisa nem sempre caminha da mesma maneira? Esse fenômeno corriqueiro, geralmente, se dá pelo fato do músico necessitar de seu instrumento para estudar em casa e se aperfeiçoar, e um vocalista não (já que seu instrumento é a própria voz).

Mas a verdade é que se você pretende trabalhar com música ou utilizá-la como uma estratégia de comunicação e mobilização, precisará ter à disposição um kit pessoal específico para executar bem a tua função, pois o cuidado que cada um tem em zelar por suas aparelhagens demonstra a competência e a seriedade do trabalho que está sendo desempenhado.

Portanto, se você canta com uma certa frequência; não possui equipamentos profissionais; e deseja com que seu desempenho cresça e alcance excelentes resultados,  este post é todo teu!  
Sabemos o quanto é constrangedor ser convidado para cantar em ocasiões onde o único recurso disponível é um microfone de karaokê infantil.  E é exatamente por isso que sempre sugiro aos vocalistas do Tribo Coral, que se empenhem em adquirir os quatro itens básicos de um backing vocal.

1-Microfone c/ fio (profissional); 2- Cabo 5 mt Cannon XLR
3-Adaptador XLR Fêmea para P10 macho; 4-Pedestal de microfone;
Para facilitar suas aquisições, procurei me informar sobre as marcas mais respeitadas e mais vistas hoje no mercado e levantei alguns comentários profissionais dos técnicos de som do site Som Ao Vivo, que considerei úteis para facilitar tua escolha na hora da compra. Mas, antes de tudo, saiba que existem muitos microfones piratas no mercado que possuem apenas a capa de uma marca famosa, mas por dentro a cápsula é de baixa qualidade. Portanto: nunca compre um microfone pela marca, preço ou sem antes testá-lo na tua voz, ou poderá amargar sua precipitação.


MICROFONES COM FIO MAIS ADEQUADOS

SHURE SM58: é um microfone que funciona muito bem para 90% dos tipos de voz. Possui reforço nas  regiões médio-altas o que ajuda a voz a se sobressair em meio aos instrumentos. Tem uma sonoridade que virou referência mundial, por isso ele sempre serve como padrão de comparação nos testes de qualidade. Isso sem contar que é um microfone que dura décadas. Mas há de se lembrar que alguns tipos de voz não ficam bem nele (por exemplo, vozes muito agudas costumam ficar irritantes). Porém nada que o operador de som não resolva. Média de preço: R$ 500,00.


SHURE BETA 58A: É o SM58 melhorado na condição de médio-graves. Possui mais graves e um pouco de mais agudos que o SM-58. Se já gostamos do som do SM, que dirá do Beta. Uma "delícia" de sonoridade. 10 entre 10 pessoas que opinaram no teste elegeram o Shure Beta 58 como o melhor microfone! A primeira (e muitas vezes, única) escolha de quem faz sonorização profissional. Tb tem uma captação mais avançada (esse é um Supercardióide). Os modelos sem fio costumam ser os mais comuns em ambientes de alta performance, por ter uma relação de custo X beneficio viável. Só desconfie quando ele estiver muito barato, pois ele é o favorito no mercado pirata.  Média de preço: R$ 850,00.


ÁUDIO TECHNICA MB-1K: Mesmo sendo uma série profissional mais simples, tem excelente sonoridade. Em relação ao Q7 da SAMSON, o MB-1K tem um grave pouco melhor, mas é nos agudos que o microfone impressiona, quase ao nível do exagero. Os agudos são muito realçados, faz qualquer voz feminina "aparecer" mais, até mais que em um SM-58. O problema é o risco de sibilância (chiados no som do ssss). Para uma voz feminina, principalmente para quem canta com pouco volume, o MB-1K vai fazer a voz aparecer bem mais. Para uma voz masculina, o Samson Q7 parece ser mais "equilibrado". Comparando-se com o Shure SM-58, o MB-1K dá mais impressão de "brilho" (agudos), mas a sonoridade é bem diferente, sente-se falta de graves e é um som mais "pobre", sem detalhes. Mas pelo preço, é uma ótima escolha. Média de preço: R$ 240,00.


AUDIO TECHNICA MB-3K: A característica marcante são os graves bem mais encorpados que o seu irmão, o MB-1K, que o faz ideal para vozes masculinas. Ainda assim, tem resposta de agudos ampliada em relação ao outro, o que o torna um microfone que pode ser bem utilizado para qualquer tipo de voz, masculina ou feminina. Muito bom seu som. A Audio-Technica fez um bom trabalho, deixando a resposta de freqüência muito boa, sendo uma alternativa mais barata e bastante interessante ao Shure SM-58. "Show de bola" esse microfone. Média de preço: R$ 310,00. 


SAMSON Q7: é o top de linha da Samson. Boa sonoridade, responde bem a graves e agudos, mas fica bem longe do Shure SM-58. Entre os microfones de segunda linha, foi o que melhor sonoridade apresentou. Quem já o usou garante que o mesmo agüenta altos níveis de pressão sonora. Pelo preço, uma boa compra com certeza. Fica a dever no quesito resistência, que ainda não foi testada e comprovada, pois é um modelo relativamente novo de um fabricante com pouco tempo de mercado. Média de preço: R$ 180,00.


AKG D770:  Me parece que esse microfone já saiu de linha, mas ainda temos vendedores fazendo negócio com ele em segunda mão. Se você viu uma raridade dessas por aí, saiba que ele tem um agudo fantástico, onde a voz aparece bastante clara e bem rica em harmônicos. Também, esse microfone tem um realce em todas as freqüências. Sua sonoridade é bastante agradável para uma voz masculina e, para uma voz feminina, é fenomenal, até melhor que o SM-58. Para vozes femininas que cantam mais baixo, dá um incremento muito bom. Para vozes femininas que cantam muito alto, esse incremento pode até ser exagerado. Vai depender do estilo musical. Média de preço: R$ 350,00.


SENNHEISER E835 Fantástico este microfone! Bons graves e bons agudos, na medida certa, formando um perfeito equilíbrio. Suave na região dos graves e um som bastante rico nos médios e agudos. O Sennheiser apresentou uma sonoridade mais harmoniosa, um "conjunto" muito, bem semelhante ao Shure SM-58. Ele tem até um pouco mais de agudos que o SM-58.Alguns dos grandes nomes do áudio brasileiro dizem que o E835 é tão bom ou até melhor que o Shure, custando bem menos. Média de preço: R$ 500,00.


BEYERDYNAMIC OPUS 39: Para uma voz masculina, que queira dar uma boa sensação de "peso" e "poder" na voz, o Opus 39 é uma escolha até melhor que o Shure SM-58 e o MB-3K. Ele faz os graves aparecerem bem mais. E o preço é bem melhor. Ele também não decepciona nos agudos. Pode deixar uma voz masculina mais encorpada que o original, o que pode ser muito útil. Mas não use em vozes do tipo baixos: o grave já forte ficará excessivo. Para vozes femininas, show de bola. Além dos excelentes graves, podemos esperar um som bastante rico em agudos. Sua resposta de freqüência em relação também ao efeito de proximidade é muito boa. Além disso, tem um pouco mais de sensibilidade que os concorrentes, captando o som bem de longe. Média de preço: R$ 340,00.


AKG D5 (ou D880 nome antigo): A mesma sonoridade que o D770, agora na versão supercardióide e com muito mais sensibilidade. Muita gente elogia esse microfone, como até melhor que o Shure SM-58. Se as sonoridades são parecidas para vozes masculinas, para vozes femininas não há nem o que dizer: AKG D5 ganha longe em relação ao Shure SM-58: mais agudos, mais sensível, supercardióide. Um real concorrente para o Beta 58. Média de preço: R$ 490,00.                                                                                                                                            Eu não compraria Behringer, Lesson e outros com preços inferiores, pois tem uma sonoridade muito pobre. Também não recomendo microfones condensadores, uma vez que vamos usar no palco e estes captam muito mais o som em volta dele.

Agora, se quiserem algo SEM FIO, podem se preparar para desembolsar um valor acima de 1.500,00 reais, pois bons microfones sem fio estão custando acima desta faixa.

Ah...existe um microfone COM FIO nesta faixa de preço também, é o top utilizado pelos cantores mais exigentes do mundo:

NEUMANN KMS 105: Este é o top internacional dos microfones. Utilizado nas grandes gravações de DVD e pelos maiores cantores do mundo. Média de preço: R$ 2.400,00

Por este preço eu acho que ele deve cantar, improvisar, ministrar e reger o coral sozinho kkkk...mas prefiro deixar a brincadeira de lado, pois um dia muitos de vocês cantarão em muitos iguais a esses! Se tem fé, então pode dizer amém pra isso!!!!

Taí a análise pessoal!

Firmem-se na paz!

Glauber Morada
Líder do Ministério Tribo Coral

6 comentários:

  1. Ola adorei o seu poster!!!só tenho uma duvida,a minha voz é um contralto bem aguda puxado pelo soprano, qual seria o microfone ideal pra mim?
    obrigado!
    fica aí meu email:suellen.alex@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu comprei um Neumann KMS 105 e realmente ele é fantástico... Quem puder adquirir um, tenha certeza absoluta que não tem como se arrepender.

    Ele dá de 10 a 0 em qualquer Shure ou Sennheiser, é TOP mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Legal só faltou falar de pré amplificadores, e compressores, que ao vivo influênciam mais que o microfone

    ResponderExcluir
  4. amigo vc sabe falar sobre o sennheiser 5200 sem fio?

    ResponderExcluir
  5. Massa. Parabéns pelo post, esclarecedor e caberia falar mais como AKG D88s. Abraço.

    ResponderExcluir

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Dcreators