REFLEXÃO | VENCENDO A RELIGIOSIDADE

 
“Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.”   (Jo.12:42-43.)

Neste texto o Apóstolo faz um comentário sobre os homens que, apesar de crerem em Jesus, por causa do status e da posição diante das pessoas, não se entregavam para Ele, e nem o confessavam publicamente, por amarem mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

Assim, descobrimos que:
A religiosidade consiste em amar mais a glória dos homens do que a glória de Deus. Assim, a pessoa movida pelo espírito de religiosidade faz as coisas de Deus, porém, de forma inconsciente, ela é levada a fazê-las somente quando há possibilidade de alcançar status, posições, títulos, fama, notoriedade. Se estas coisas não estiverem em jogo, a motivação da pessoa em obedecer ao Senhor se vai. (Mt.6:3-21)

 Há também aqueles que querem simplesmente se sentir melhor que os outros, e por isso apelam para um estilo de vida religioso que os caracterize como pessoas separadas daqueles que eles consideram impuros ou imperfeitos. (Lc.18:11)

E, por fim,  há uma classe de reliogiosos muito comum entre todas as outras: aqueles que são extremamente apegados a vãs tradições passadas pelos pais e antepassados, que, por causa do apego, do orgulho, da altivez e da vaidade, não procuram buscar a Verdade libertadora que está na Palavra de Jesus. (I Pe.1.18).
  
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus."(Mt.7:21)

A parábola de Mt.13:24-30 nos fala que o semeador (Jesus) semeou uma boa semente (o evangelho do reino) na terra, porém, enquanto os outros dormiam o inimigo semeou o joio (religiosidade). Essas duas sementes cresceram juntas durante toda a história da igreja, porém no final dos tempos Deus separará somente o trigo para guardar no celeiro e queimará o joio. Então, para que não corramos o risco de  servirmos ao Senhor com a motivação errada e vivermos como o joio, observemos as características principais destas duas sementes:


AS DUAS SEMENTES (Mt.13:24-30)
DÊ DOIS CLIQUES EM CIMA DO QUADRO PARA LER

TRÊS TIPOS DE RELIGIOSOS

A Bíblia nos mostra três tipos diferentes de religiosos, são eles:

1- O ímpio Religioso (1Sm.2:12-17) – O melhor exemplo de ímpio religioso são os sacerdotes Hofni e Finéias, os Filhos de Eli. Mesmo sendo eles filhos do Sumo sacerdote do templo, eram extremamente ímpios e não conheciam ao Senhor, faziam coisas absurdas, mas ainda assim, ministravam perante a Arca da Aliança (1Sm.4:4)

2- O Religioso Padrão (Mt.3:7 – Mt.16:6/12) – Pessoas que, quando estão no meio da igreja, cumprem suas obrigações religiosas, mas do lado de fora, vivem uma realidade totalmente  oposta àquilo que Jesus fez e ensinou , pois não obedecem a voz do Espírito Santo e tampouco conhecem a verdadeira vontade de Deus (Is. 1:2-17). A Bíblia nos mostra diversos exemplos de pessoas assim, porém os dois grupos mais conhecidos, e que continuam presentes na cultura cristã ainda hoje são: 

Fariseus (Mt:12:38 – Mt.23:23) – Pessoas legalistas e detalhistas que procuram cumprir as regras e tradições antigas sem questionar a sua real utilidade. Pessoas que não agem segundo o raciocínio da graça de Deus e sim segundo a lei; gostam de ver manifestações do poder de Deus, mas não agem segundo a misericórdia e a graça do Pai. 

Saduceus (Mt. 22:23 - At.23:8) – Pessoas liberalistas, incrédulas e racionalistas, que por não acreditarem em determinadas verdades bíblicas acabam gerando explicações inadequadas para validar seus conceitos. Não se baseiam nas direções dadas por Deus através das manifestações e dons do Espírito, mas antes detém sua conduta somente com base em seus ensinos e tradições.

3- O Filho Religioso (Lc.15:25) – Este é o tipo de religiosidade que nós mais devemos ter cuidado, pois o filho de Deus religioso faz as coisas pro Pai com a motivação completamente errada, e, apesar de ser filho, habitar na casa do Pai e conhece-lo superficialmente, tem dificuldades de se relacionar com os irmãos, é arrogante, ciumento, orgulhoso. Um exemplo claro de Filho religioso é o irmão do Filho Pródigo da parábola de Lucas capitulo 15. Vamos ler o texto e aprender um pouco com as atitudes deste personagem tão importante:

Lucas 15
25 “Ora, o seu filho mais velho estava no campo; e quando voltava, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças; 26 e chegando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. 27 Respondeu-lhe este: Chegou teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.28 Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava com ele. 29 Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com meus amigos; 30 vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. 31 Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu; 32 era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado.”

Se analisarmos o texto, veremos que ele contém informações importantíssimas.Vejamos os principais erros cometidos pelo irmão do filho pródigo e que também são comumente cometidos por crentes religiosos em todo lugar.


PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS 
PELO IRMÃO DO FILHO PRÓDIGO:

NÃO QUIS SE ALEGRAR COM O PAI (v.25-28) – Ouvir as músicas, as danças e o clima de alegria não contagiou o irmão mais velho do filho pródigo. Pelo contrario, quando ele soube que o motivo da festa era o arrependimento do seu irmão que havia voltado para a casa do Pai ele se indignou. Da mesma maneira, os religiosos também não se importam sinceramente com o arrependimento e a salvação dos perdidos, pois estão mais preocupados com suas próprias opiniões. Este tipo de atitude traz dureza de coração, já que filhos assim rejeitam a possibilidade de se alegrar com o Pai na salvação dos outros para ficar julgando se o ambiente é favorável àquilo que ele julga ser correto.

PEDIU ESCLARECIMENTO AOS CRIADOS E NÃO AO PAI (v.26) – No texto vemos que, ao invés do filho procurar o Pai para obter esclarecimento e revelação do que estava se passando, ele chamou um criado. De fato, um religioso se relaciona mais com os servos do Pai do que com Deus. Tem mais facilidade de fazer as coisas de Deus do que ouvi-lo e adora-lo. Tem maior facilidade de falar das coisas de Deus do que falar com Ele e ouvir a Sua voz. Um bom exemplo disso é visto em Marta (Lc.10:38) irmã de Maria, que estava ocupada demais para ouvir os bons conselhos do Mestre.

SE VIU COMO ESCRAVO E NÃO COMO FILHO (v.29) – Um religioso tem mentalidade de escravo e não de filho (embora saiba que é filho),porque faz as coisas para Deus como um peso e não como privilégio. Pessoas assim não sentem sincera satisfação nas coisas de Deus, porém cumprem com todos os afazeres para não correrem o risco de perder a benção.

ACHOU QUE ERA MELHOR QUE SEU IRMÃO (v.29)- Todo religioso tem uma mentalidade equivocada de si mesmo, e se acha melhor que os demais. Pessoas assim procuram ser perfeitinhas diante da sociedade e, normalmente, não aceitam os erros cometidos pelos outros. Na mente de um religioso, um erro não é uma experiência negativa capaz de trazer arrependimento e amadurecimento. Para uma mente assim, os erros não merecem perdão e reconciliação e sim punição. Por isso o irmão do filho pródigo indignou-se com a festa; na cabeça dele fazer festa por um pecador arrependido é desperdício. Mas todos nós sabemos que, na verdade não há crescimento sem erros. Quem não sabe lidar com os erros dos irmãos e se vê como alguém que não pode errar está muito equivocado sobre a natureza humana. (Rm.3:23)

FOI INGRATO COM O PAI (v.30) – mesmo morando na casa do Pai e tendo direito a toda herança, o filho mais velho achou que nunca tinha recebido nada. Uma pessoa assim tem dificuldade de entender e receber a graça de Deus, e por isso se vê como um coitado que trabalha e nunca prospera. O Pai vê o patrimônio como sendo de todos, porém o religioso acha que determinadas coisas são recebidas de Deus por causa do nosso merecimento pelo bom trabalho realizado na obra dEle. Uma pessoa assim não usa de sua liberdade cristã por ter mentalidade de escravo e critica quem faz uso delas.
  
TRATOU O IRMÃO COMO UM DESCONHECIDO (v.30) – Tem dificuldade de ter comunhão com aqueles que não considera ser como ele. Tem dificuldade de tratar as pessoas com graça e misericórdia e enxerga todos os que não fazem o que ele faz como perdidos. O religioso usa ele mesmo como base de comparação para alcançar a justiça, se ele sofre pra alcançar as bênçãos os outros também devem sofrer. Ele acha que merece mais que os outros pelo seu esforço ou antiguidade (parábola dos trabalhadores – (Mt.20:1-15)

PRINCIPAIS SINTOMAS DE RELIGIOSIDADE
  1. É radical demais ou liberal demais, não tem equilíbrio que agrade à Deus;
  2. Tem pouco prazer em orar sozinho, ora melhor em público.
  3. Tem pouco prazer em ler a Bíblia para conhecer a Deus, mas se sente motivado a lê-la quando vai ministrar.
  4. Tem pouco ou nenhum prazer em adorar a Deus espontaneamente, prefere louva-lo ou adora-lo por meio de cânticos ou metodologias;
  5. Não busca agradar a Deus e desagradar a si mesmo ou aos homens, mas antes busca inconscientemente ser aceito e reconhecido pelos homens mesmo que para isso Deus seja menos favorecido;
  6. Pauta suas opiniões baseados nas tradições ou não nas escrituras, pois a estuda apenas para justificar suas opiniões e não para conhecê-la profundamente;
  7. Valoriza mais o “ser visto” do que o “servir”;
  8. Geralmente são avarentos, não se gastam para ajudar os outros
  9. Tem vontade de fazer o que a igreja proíbe, mas critica quem o faz.
  10. Facilmente tem problemas com as pessoas;
  11. É perfeccionista, não se permite errar (principalmente em público, geralmente não se incomoda de errar em particular)
  12. Não confessa pecados a outros irmãos mais maduros com medo de ser exposto ou disciplinado ou por não ver que ninguém seja apto ou maduro o suficiente para ouvi-lo...
  13. Tem muita dificuldade de se humilhar, pedir perdão publicamente.
  14. Gosta de grandes aglomerações, não tem a mesma motivação para ministrar em reuniões pequenas;
  15. Sente orgulho pelas coisas que faz de bom e é crítico com os que não as fazem;
  16. Não faz avaliações sérias de sua própria vida com Deus;
  17. Sempre que pode fala de suas virtudes em público, mas omite seus defeitos;
  18. Não consegue se concentrar facilmente na hora da ministração, a menos que esteja ministrando
  19. Durante uma ministração, tem hábito de pensar: “se fulano tivesse aqui pra ouvir isso”


COMO SAIR DA RELIGIOSIDADE
  • Negar a si mesmo e fazer a vontade de Deus sempre (Lc.9:23)
  • Adquirir mentalidade de filho (Jo.1:12)
  • Se mover pelo amor e não pelo medo (1Jo.4:18)
  • Receber as bênçãos como dádiva e não como dívida (1 Co.10:31)
  • Fazer as coisas para servir e não para ser visto (Mt.20:27-28)
  • Buscar comunhão completa com Deus através do Espírito Santo (Jo.16:13)
  • Ler a Bíblia não somente para ensinar ou ministrar, mas para conhecer a Deus (Os.6:3)
  • Ofertar ou ajudar o próximo para adorar e não para cumprir obrigações (2Co.9:7/Mt.6:3)
  • Jejuar para agradar a Deus e não para se vangloriar em si mesmo (Mt.6:16-18)
  • Orar em secreto o maior tempo possível (Mt.6:5-6)


Glauber Morada
Líder do Ministério Tribo Coral

3 comentários:

  1. Bom dia, Senhores!

    Identifiquei-me muito com o IRMÃO DO FILHO PRÓDIGO; descobri hoje que sou um religioso há 12 anos no Evangelho e vou, em nome de Jesus, libertar-me deste espírito de religiosidade!

    At.

    Afonso Figueiredo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afonso, ficamos felizes com a tua humildade em reconhecer isso. Saiba que, assim como foi para nós desse ministério, será pra ti o início de uma nova vida de verdades e frutificação para com Deus. Paz!!

      Excluir
  2. Fui criada dentro da religião,Deus me tirou de perto da minha parentela e me libertou,eu tinha aversão a igrejas pentecostal,e Deus me levou pra dentro de uma igreja que as pessoas nem batem palmas,louvam sentados.
    DEUS É TÃO MARAVILHOSO que me trouxe aquisso com algum propósito...A vontade de Deus acima da minha.

    ResponderExcluir

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Dcreators