Satanás sempre foi um argumentador astuto.
Estou convicto de que foi justamente para se resguardar de rebeldes como ele, (que poderiam levantar questões loucas como: “é mole ser perfeito sendo Deus e mandando em todo mundo...Quero ver ser criatura e obedecer!”) que Jesus esvaziou-se de Sua glória e nasceu numa suja manjedoura para mostrar a todos que vale a pena ser obediente.
Tenho certeza que isso serviu para calar a boca daquele "dragão fedido"! ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha!

Bem...risos a parte, o que pretendemos aqui é refletir sobre como funciona a justiça de Deus, para podermos compreender mais do Seu caráter, que é tão perfeito, que chega ao ponto de preferir sofrer na própria pele a injustiça, só para não dar ocasião de ser chamado de injusto.
Se Ele fez isso, é sinal de que não há nada mais importante pra Deus do que cumprir toda Sua Palavra de maneira Justa, pois disso depende o equilíbrio do Universo (Hb.1:3)

“Promessas Evangélicas”...
Existe uma diferença enorme entre “promessas evangélicas” e as promessas de Deus. Muitas vezes as “promessas evangélicas” são até bíblicas, mas não correspondem àquilo que Deus deseja que a pessoa ouça naquele momento.

Creio que você ficaria tremendamente irado não é mesmo!?
Agora imagine Deus, tendo filhos viciados em arrogância, orgulho, avareza, soberba e rebeldia, ouvindo alguém usando Seu nome em vão e pegando frases dEle fora de contexto para dizer aos Seus filhos que “eles não nasceram pra ser cauda e sim cabeça”; que “o lugar onde eles colocarem a planta do pé será deles”; e “quem os viu passar pela prova e não os ajudou, quando vê-los na bênção vão se arrepender e vão estar entre a plateia assistindo eles no palco...”
Os pregadores que fazem isso me lembram muito os “profeteiros” que viviam na época de Jeremias. “Porque desde o menor deles até o maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até o sacerdote, cada um procede perfidamente. Também se ocupam em curar superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.” (Jr.6:13-14)
Foi exatamente por isso que a primeira mensagem que Jesus pregou quando iniciou o Seu ministério foi: “arrependam-se, pois o Reino de Deus está próximo!” (Mt.4:17).
É verdade que ao longo de toda história bíblica, Deus se relacionou com o homem através de alianças. E que tais alianças sempre levavam do Criador uma promessa como garantia de Sua fidelidade.
Contudo, é importante enfatizar que a Bíblia não mostra apenas promessas de bênçãos. Aliás, lembram qual foi a primeira promessa de Deus nas Escrituras?
“Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn.2:17)
Promessa feita, promessa cumprida!
![]() |
Foto: Zybnec Maderyc |
Depois da desobediência da humanidade, o pecado entrou na história do homem, e este se tornou mortal.
Há uma outra importante promessa de Jesus, que nos oferece mais uma pista para entendermos sobre o caráter Divino:
Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. (Jo.16: 7 -11)
Aqui vemos Jesus nos prometendo enviar o Consolador, que nos convenceria das nossas incredulidades contra Deus. Mas, o fator mais curioso dessa promessa, é saber que se o príncipe deste mundo já está julgado por causa da sua soberba, incredulidade, independência e altivez, há um juízo certo reservado para os homens que percorrerem o mesmo caminho de morte que ele percorreu!
![]() |
"Justiça dos Homens" - Venâncio |
Ele não tem dois pesos e duas medidas.
Mesmo amando a humanidade, Ele não pode ir contra Seu juramento, pois é Justo em todos os Seus caminhos. (Sl.145:17) Se Ele julgou a serpente, sentenciando-a ao inferno por causa da Sua idéia louca de querer exaltar-se a si mesmo (Is.14:12-15/ Ez.28:12-19), também precisará fazer o mesmo com qualquer outra de Suas criaturas que se “meter à besta”.
Aliás, “meter a besta” no meio sempre dá M..........morte!
Como você pode notar, Deus não tem compromisso de cumprir apenas com Suas promessas de bênçãos, descansos e triunfos. Ele também cumprirá todas aquelas promessas que nós não gostamos tanto de ouvir, como por exemplo essa promessa aqui:
"Quem quiser salvar a sua vida, a perderá. mas quem quiser perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará." (Mc.8:35)
"Quem quiser salvar a sua vida, a perderá. mas quem quiser perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará." (Mc.8:35)
Ou seja, salvação é uma promessa apenas para aqueles que se enquadrarem nesta condição de Jesus. E é por causa dessa promessa que o Messias ordena que todos se arrependam de viver para si mesmo e passem a viver para Deus.
Viver para Deus não é viver pedindo por bênçãos, curas e milagres; viver para Deus não é frequentar uma igreja ou ter uma religião cristã; viver para Deus não é “andar certinho” pra tomar a santa ceia... Não!
Viver pra Deus é “amar menos a seu pai, mãe, mulher, filhos, irmãos, irmãs, amigos e ainda também à própria vida”, para colocar Cristo e Seu evangelho em primeiro lugar. (Lc.14:25-27;33)

...E tomar a decisão de dizer não para tua vontade, tua opinião e teu propósito, abandonando o conforto, ou até uma ”vitória”, para ganhar a verdadeira guerra contra teu orgulho e altivez;

É Tomar a cruz... E crucificar a rebeldia e a insujeição que está dentro de você, a fim de se tornar submisso às autoridades e obedecer inteiramente a Deus;

É Perder a vida... E sair do centro, abandonando o “eu” do egoísmo e do egocentrismo, para viver dependente do “Grande Eu Sou”;

Justamente por causa de Sua justiça e do Seu alto nível de sacrifício, que Jesus não permitirá que as pessoas se iludam com um evangelho de bênçãos, que pensa apenas nos benefícios e ignora os deveres. Às vezes Suas palavras precisarão soar como um “soco no estômago” das pessoas interesseiras:
Jesus respondeu: "A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará.". (Jo. 6:26-27)
Não se iludam com um “festival de promessas”... Mas, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido (1Pe.5:6).
Não utilizem expressões bíblicas para benefício próprio... E lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. (1 Pedro 5:7)
E não se sirvam do reino, mas sirvam ao Rei!!
Shalon Aleikhen!
(Paz sobre vós!)
Glauber Morada
Líder do Ministério Tribo Coral
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________