REFLEXÃO | CRISTIANISMO ABSTRATO

J.Pollock - Nº5
Com a multiplicação escatológica daqueles que acreditam em Deus, mas não se relacionam com Ele, temos visto crescer um tipo de evangelho semelhante a uma pintura de Jackson Pollock (muita expressão e pouco significado lógico). Segundo o escritor Ed René Kvitz, acreditar em Deus e não se relacionar com Ele pode ser o mesmo que acreditar na existência de Barak Obama sem nunca ter apertado sua mão, ou na existência da Austrália e no Amazonas sem nunca ter visitado o país ou navegado as águas do rio...Ter conhecimento sobre, não altera a experiência pessoal, não gera mudança alguma.

Quer uma experiência real e transformadora com Deus? Se mantenha longe deste cristianismo abstrato de novidades emocionantes, mas que não geram a vida de Cristo em ninguém.



CARACTERÍSTICAS DO CRISTIANISMO ABSTRATO:

1- É  baseado em ritualismo litúrgico, sem afeto, espiritualidade sem lágrimas, culto sem paixão, devoção mecânica, automática e plástica, praticada por pessoas que sabem fazer grandes shows, dizer as coisas certas, mas o coração delas não está nem aí para o que dizem. Fazem de conta que me adoram, mas é tudo encenação” (Isaías 29.13)

2- Suas doutrinas são mais importantes que a prática da generosidade, por isso o cristão abstrato vive no "mundo das ideias", e gasta mais tempo discutindo do que demonstrando seu amor e o respeito que devemos uns aos outros. Pessoas assim, combatem heresias, mas não promovem a harmonia; olham mais pras diferenças do que pras coisas boas que temos em comum.  (1 Coríntios 8:1) 

3- Supervaloriza o moralismo em detrimento do engajamento social. Os moralistas se escandalizam mais facilmente com homossexuais andando de mãos dadas do que com mendigos embriagados estirados nas calçadas. (Tiago 2:18)  

4- Fica na expectativa do Céu e esquece de preservar a Terra, por pensar coisas como “já que o mundo vai acabar mesmo, e vamos para o novo céu e a nova terra, então não preciso me preocupar com essa coisa chata de sustentabilidade. (Apocalipse 11:18) 

5- Se relaciona com o mundo espiritual sem interagir com as decisões dos homens. Gente assim é capaz de "expulsar satanás" dos outros e depois "votar nele" nas eleições. Não adianta nada amarrar o diabo nas regiões celestiais e deixá-lo solto aqui . (1 Co.14:15) 


6- Entende vida em igreja e vida social como coisas diferentes, e o mundo fica dividido entre religioso e secular: de um lado ficam os santos e do outro os pagãos que marcham para o inferno. A igreja deixa de ser sal da terra e passa a ser “sal no saleiro”. (Mateus 5:13)

7- Sustenta clichês a respeito de como a vida deve ser sem a coragem para encarar a vida como ela é. A ética do evangelho não pode desconsiderar a realidade concreta das pessoas que convivem com pedófilos, corruptos, gente dissimulada e mal caráter... Quem proclama o evangelho não pode brincar de “tapar o sol com a peneira”. (1 Coríntios 5:1-3) 

8- É fundamentado no “eu” sem “nós”. Tem gente que confunde pessoalidade com individualismo (O pão é nosso, não apenas meu). Quando o egoísmo prevalece sobre a comunhão solidária, todo mundo tenta se relacionar com Deus enquanto olha apenas para o próprio umbigo. (1 Coríntios 10:24)


9- Não se sujeita a toda revelação das escrituras, mas escolhe nas que vai crer. Quando cada um escolhe o que crer, de acordo com o que lhe é conveniente, a mensagem cristã acaba sendo transformada num mix de folclore popular, filosofia em gotas, misticismo pagão e auto-ajuda espiritualista.  (2 Timóteo 4:3)

10- Ignora a participação da igreja (irmãos) na vida pessoal, e esquece que as falhas de caráter e os problemas pessoais dos membros também afetam a comunidade. Uma fé sem dimensões públicas, com ênfase exagerada em privacidade e preservação da intimidade, negligencia o fato de que “somos membros uns dos outros, e quando um membro do corpo sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele” (1Coríntios 12.26). 

11- Admite líderes de bom carisma, mas com mau-caráter. Muita profecia, muito exorcismo em nome de Jesus, sem submissão à vontade de Deus. Muita lingua estranha que nem mesmo o Espírito Santo entende. No dia do juízo, muita gente cheia de carismas vai se espantar quando ouvir Jesus dizer, “Tudo o que vocês fizeram foi me usar para virar celebridades. Fora daqui” (Mateus 7.23). 

12- Invoca Deus, mas toma decisão baseado na conveniência pessoal.Tem muita gente que invoca Jesus nas orações, mas toma decisões baseado no dinheiro, na família, num romance, na carreira ou em qualquer outra pseudo sutil divindade idolátrica. (1 Pedro 2:12-19). 

13- Quer ver Jesus fazendo tudo, mas não faz nada para Ele. As pessoas ouviram que “Jesus Cristo é o Senhor” e acreditaram que nesse caso ele pode fazer tudo por elas, em vez de concluírem o óbvio: que elas é quem devem fazer tudo por Jesus. É a velha história do cachorro e do gato: os dois veem seu dono trazer alimento e abrigo pra eles, mas o gato conclui: "devo ser muito bom pra meu dono me dar de tudo", já o cachorro diz: "meu dono é muito bom pra dar de tudo à alguém como eu." (Lucas 7.47). 

14- Busca a "face de Deus", mas não acolhe a face do outro, e se esquece de que “ver a face do irmão é como contemplar a face de Deus” (Gn 33.10), ou quem sabe, que a única maneira de contemplar a face de Deus é contemplando a face do irmão, pois para enxergar o Deus que não se vê, é preciso enxergar o irmão que está diante de nós. (1João 4.20).

Outras características dos "cristãos abstratos": 
-Combatem a divisão, mas não promovem a união   
-Só honram os outros, se acharem que serão honrados depois   
-Só se dispõem a servir, se puderem "ser vistos". 
-Entendem ministério e profissão como coisas diferentes 
-Creem em Deus, mas não se relacionam com Ele


Se você foi contaminado por este tipo de cristianismo, e se identificou em um ou mais pontos dessa mensagem, assuma para a tua vida o mandamento que Cristo deu à igreja de Éfeso

"Tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar." (Apocalipse 2:2-5)

 (Baseado na mensagem do pastor Ed Renne Kvitz "Cristianismo Abstrato")

Adaptações e referências bíblicas:

Glauber Morada
Líder do Ministério Tribo Coral


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Dcreators