É muito comum ouvirmos o Salmo 22:3 em ministrações de louvor. Quem nunca ouviu em uma reunião da igreja que “Deus habita no meio dos louvores”?
Em outra versão deste mesmo texto também encontramos que “Deus está entronizado sobre os louvores”.

Se tronos a Deus são construídos assim, então podemos afirmar que o verdadeiro louvor constrói a habitação de Deus.

Então prossigamos.
Infelismente ainda existe muita gente achando que louvor é o "período musical de um culto" ou apenas um "momento devocional dedicado a tecer elogios ao Senhor". Por causa disso, ainda é comum encontrarmos pessoas que sabem "louvar bem", mas que quase o tempo todo são problemáticas.

Já ouvi maridos dizerem pras suas esposas que as amam, que elas são maravilhosas... Mas eles mesmos preferiam estar numa rodinha de amigos ou dedicando-se a um hobbie, do que destinando tempo de qualidade a elas. Já vi filhos dizendo que amam os pais, mas quando o assunto é “estar junto”, o que eles preferem é “pular fora”.
Com Deus não é diferente.

“Este povo se aproxima de mim com a sua boca, e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim”.
Sempre observei este texto sob a ótica da hipocrisia. Mas de repente a palavra “longe de mim” passou a fazer muito sentido aqui. Olhar para ela ampliou a minha percepção, e me fez refletir sobre como conhecer o estado de “distância” de um coração em relação a Deus.
A verdadeira honra requer anseio por aproximação.

”Não sei porque”,mas isso me lembrou 1Co.13:3:
“E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.”

O segredo de um verdadeiro louvor está ligado ao quanto estamos dispostos a nos manter próximos de Deus.
Essa proximidade é que nos dará condições para falarmos, fazermos, admirarmos e conhecermos mais dEle. Se buscamos primeiramente fazer, falar, admirar, conhecer...Mas não nos aproximamos do Pai, somos facilmente tentados a agir como os religiosos que honram com os lábios mas mantém o coração longe.

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lc.19:10)
Quando esteve aqui na Terra, Jesus veio para nos buscar! E se veio para isso, é sinal de que Ele nos quer perto.
Porém, para nos achegarmos a Deus, precisamos ser ousados (Hb.10:19)
Negar a si mesmo, tomar a cruz, perder a vida e renunciar a tudo não é o fim em si mesmo. Isso é apenas o meio para nos aproximarmos da santidade do Pai. Como não dá pra pecadores como nós nos achegarmos a Ele sem morrer...
Jesus já veio te buscar...Você, quer estar perto dEle?
Então vamos até onde Ele está!
Antes de realizarmos qualquer feito de louvor ao Rei, precisamos estar com Ele... E se Ele está com os humildes e quebrantados, devemos “ser e estar” entre os humildes e quebrantados, para que Jesus habite ricamente entre nós.
Um 2012 "bem pertinho" do Pai!
Glauber Morada
Líder do Ministério Tribo Coral
_____________________________________________________________