REFLEXÃO | CLUBE SOCIAL CRISTÃO


“Queremos ir a um lugar com estacionamento amplo, que nos dê um café de graça assim que entremos. Queremos sentar em uma cadeira confortável que vibra. Queremos uma banda bombante. Queremos ver fumaça. E um laser que desenhe uma cruz na fumaça. Queremos um bom cantor para cantar coisas confortadoras enquanto ouvimos admirados. Queremos um palestrante enérgico para aliviar nosso medo da economia e que nos inspire em não mais que 20 a 22 minutos. Então queremos ir embora sem ser incomodados, ter nossas retinas scanneadas para pegar nossos filhos, e vê-los descer do parquinho, depois de terem ouvido uma lição de ninguém menos que o próprio Bob Esponja Calças Quadradas, sobre obedecer aos pais e não mentir. E, se nos sentimos assim, queremos tudo isso novamente na próxima semana. Isso é o evangelicalismo.”

Essa é minha paráfrase de um sermão recente de Matt Chandler na Village Church, enfatizando aquilo que já  temos visto em larga escala aqui no Brasil. Ou seja: muito do que se passa por “igreja”, na verdade é mais um "Clube Social Cristão", feito para promover conforto e entretenimento para seus membros.

Você gostaria de saber se o local que você frequenta é ou não um Clube Social Cristão? Então, confira as...


CARACTERÍSTICAS DE UM CLUBE SOCIAL CRISTÃO:



- Os líderes raramente falam sobre o Senhorio de Cristo, e quando falam sobre Jesus, é como se estivessem falando apenas de um homem bom a ser imitado, e não de um Senhor a ser obedecido;  (leia Fp.2:8-11)

-Temas como: reino de Deus, arrependimento, santificação, humildade e missões são muito raros, mais mensagens sobre "bênçãos" e "vitórias" são constantes e repetitivas;(Lc.4:43)

- As canções são mais sobre como você se sente e o que você pode fazer, do que sobre quem Deus é e o que Ele fez através de Cristo; (Ed.3:11; At. 4:24-31)

- Jargões como "o melhor de Deus ainda está por vir" são amplamente utilizados pelos líderes, que não se dão conta de que estão cometendo um terrível erro de desconsiderar que o melhor de Deus já foi feito quando Ele enviou Jesus; (Hb.1:3)

 - Boa parte das orações feitas parecem sempre tentar "jogar
Deus contra a parede", como se Ele fosse obrigado a fazer tudo o que pedimos; ( Tg.4:3)

- A extensão do envolvimento de quase todos na igreja está limitada aos cultos semanais, pois as pessoas não são convidadas a participar de uma comunidade e interagir socialmente umas com as outras para serviço e comunhão, mas são convidadas a participar de campanhas para a obtenção de vantagens na terra; (At.2:42-47)

- A igreja é induzida a crer na solução dos homens ungidos como se elas fossem resolver os problemas mais do que a total fidelidade e obediência aos princípios bíblicos; (Sl:1)

- Os membros não são levados a pensar biblicamente, mas são ensinados a depender das orações dos líderes pra tudo; (leia 2Tm.2:15)

- Seu pastor mais parece um administrador de empresas (que gerencia "sistemas de crescimento" em seu escritório 40 horas por semana), do que com alguém disposto a estimular e acompanhar seu desenvolvimento espiritual; (Jr.23:1)

- A grande preocupação é com o crescimento numérico e quase não se há preocupação com o crescimento espiritual;  (Jr.23:2)

- Seu pastor quase não interage pessoalmente com os membros "comuns", apenas com os "líderes", pois tem agenda cheia e muita dificuldade para conhecer e conviver com suas ovelhas; (Ez.34:2)

- Não há ceia do Senhor, ou, se há, ela se tornou algo mecânico, sem relacionamento entre irmãos, como um ritual com pouca ou nenhuma reflexão séria sobre de Cristo e Seu sacrifício (perdão) e ressurreição (salvação); (1Co.11:26-27)

- Não há espontaneidade durante um culto de adoração, a grande maioria prefere assistir e ser comandada; também não há espontaneidade para serviço, pois as tarefas rotineiras são responsabilidade dos funcionários contratados; (2Co.8:1-3)

- Não há visão de unidade entre igrejas; os membros não são estimulados a participar de reuniões com outras igrejas para "não ficarem confusos", a menos que eles é quem estejam na direção; (Jo.17:21)

- Ser membro da igreja parece apenas um sistema de recrutamento de voluntários, pois as pessoas não são discipuladas em Cristo para servirem com inteireza de coração, antes seus talentos e "mão de obra" são "aproveitados" como acontece em uma empresa; (Mt.28:19)

- Não se prega sobre o pecado, como algo que precisa ser abandonado através de confissão e arrependimento, antes se faz reflexões sobre as “faquezas humanas" ou coloca-se a culpa dos erros no diabo; (Is.59:2)


- O evangelismo é só um convite para se frequentar a igreja, e não um convite ao arrependimento e novo nascimento em Cristo; (Mc.16:15-16)


- Não há compromisso sério com o ensino e a aplicação prática do caráter de Cristo na vida cristã diária (perdoar, amar, ser paciente, humilde...), há sim uma busca por experiências sobrenaturais e momentâneas (curas, dons, manifestações...) durante as reuniões; (1Pe.2:2)

- sentimento faccioso; os membros sentem profundo orgulho de pertencer àquele segmento, e não são abertos a ouvir novas opiniões sobre aquilo que eles pensam estar correto; (Tg.3:16)


- A igreja é dividida entre "base" (membros) e "cúpula" (líderes), e há política para a obtenção de novos cargos e postos, como se eles fossem uma maneira de "subir de posição" e não como uma forma mais organizada de se servir aos necessitados; (1Pe.2:9)

- Você sabe de cor os versículos sobre dízimos e ofertas, mas ainda não entendeu claramente porque que Deus teve que esmagar seu filho na cruz pra trazer o perdão a todos; (Gl.3:1-3)

- Os temas satisfazem os interesses humanos, e  normalmente ignoram a nossa responsabilidade de restituir e pedir perdão a todos que foram prejudicados pela nossa velha vida; (Rm.13:8)

- planejamento para realizar cultos "sensacionais", como se fossem uma apresentação pros expectadores saírem satisfeitos e não pra que Deus saia satisfeito; (Is.1:11-12)

- Há muitos membros na congregação sem ter direito o que comer, enquanto líderes vivem com mais do que o necessário; (At.2:44-46)

- As responsabilidades principais do pastor são coisas estranhas à Escritura;  (Ez.34:1-5)

- O investimento em conforto é incrivelmente superior ao investimento em missões; (1Tm.6:6-9)

- A maioria dos pequenos grupos gira em torno de esportes ou lazer, e não estudo ou serviço; (Gl.5:13)

- Grande parte das "profecias" liberadas não se cumpre, antes, são palavras desnecessárias, fora de contexto ou desprovidas de consistência bíblica e até de lógica, que servem apenas para massagear o ego do ouvinte; (Jr.23:31-32)

- Não há visitação do Espírito Santo, e para esconder isso, as pessoas buscam "criar ambientes espirituais" com auxílio de "técnicas" ou recursos emotivos para levar você a chorar, gritar, cair...porém a farsa fica evidente, pela falta de arrependimento e transformação de caráter (que é a marca legítima de um encontro com Deus); (Gn.32:30/Lc.15:7)

- Tudo é feito pra você sempre se sentir confortável e nunca sair de lá. (Lc.14:25-32)


Se a congregação que você frequenta possui várias das características acima , talvez seja uma torcida espiritual, um teatro religioso, um clube social cristão, ou alguma coisa parecida, mas, biblicamente falando, não é uma  igreja de Cristo.

Inspirado na matéria de Jared C. Wilson
Pastor of Middletown Springs Community Church
 
Adaptações e referências bíblicas:

Glauber Morada
Líder do Ministério Tribo Coral

_____________________________________________________________

2 comentários:

  1. Que Deus abençoe vosso sacerdócio, perfeito estudo, e blogs, queria compartilha em meu blog algumas fotos e frases suas, poderia eu fazer isto?

    Que Deus continue derramando a unção e a graça do verdadeiro entendimento das escrituras sagradas sobre vos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pastor Wodison...Fique a vontade para compartilhar! E obrigado pelo carinho. Graça e Paz!

      Excluir

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Dcreators